Sociedades Civis

Associação para a Promoção da Segurança Infantil

Há mais de 20 anos a olhar pela segurança infantil, a APSI, Associação para a Promoção da Segurança Infantil, trabalha para a promoção de comportamentos e práticas e para a criação de ambientes e produtos seguros que garantam às crianças e jovens um crescimento saudável. 
O seu objetivo principal é reduzir o número e a gravidade dos acidentes e das suas consequências nestas faixas etárias.
 
Desde a sua fundação, em 1992, que a APSI desenvolve o seu trabalho através da informação, comunicação, educação, formação, investigação, participação em processos legislativos e de normalização. 
As suas áreas de atuação são a segurança rodoviária, a segurança na água, a segurança em casa, nos estabelecimentos educativos, espaços de jogo e recreio, desportivos ou de lazer.
 
A APSI é uma associação privada sem fins lucrativos, com o estatuto de utilidade pública, uma Instituição Particular de Solidariedade Social, Associação de Família e Associação de Consumidores.
É líder de opinião nas áreas da segurança na água, segurança nos espaços de jogo e recreio, segurança da criança passageiro e segurança no transporte coletivo de crianças, sendo uma entidade de referência em Portugal e na Europa na área da segurança infantil.
É a única entidade que em Portugal se dedica de forma exclusiva à prevenção de acidentes e o seu conhecimento e experiência neste domínio é vasto, e em algumas áreas, singular no País.

Make-A-Wish Portugal

Sobre a Make-a-Wish
A Fundação Realizar um Desejo em nasceu a 17 de abril de 2007, foi reconhecida pela Make-A-Wish Internacional 11 de junho de 2007 e torna-se IPSS em 2009. Com sede em Lisboa, tem uma rede de mais de 300 voluntários para cobrir todo o território nacional. 
 
A Fundação Realizar Um Desejo é a filial portuguesa da Make-A-Wish® Internacional, que se encontra fortemente presente nos Estados Unidos e em mais de 50 países, nos cinco continentes. A Fundação tem como missão realizar desejos a crianças e jovens, entre os 3 e os 18 anos, com doenças graves, degenerativas ou malignas, para lhes levar um momento de alegria e esperança.
 
A Make-A-Wish recebeu recentemente o reconhecimento oficial da ONU, e é hoje uma das organizações de beneficência mais conhecida e respeitada a nível mundial. Atualmente, a Make-A-Wish Portugal trabalha em parceria com todos os hospitais distritais do país. 
 
A Força de um Desejo
Para uma criança gravemente doente, ver o seu desejo realizar-se significa que nada é impossível, significa recuperar a esperança e a força para continuar a lutar, significa poder esquecer por uns momentos a sua doença e ser simplesmente uma criança.
 
O apoio de particulares e coletivos, bem como com a dinamização de várias atividades de angariação de fundos já ajudaram a Make-A-Wish a levar força, alegria e esperança a 743 crianças. Todos os dias recebemos novos pedidos e neste momento mais de 100 crianças ainda aguardam pela concretização dos seus desejos. 

Operação Nariz Vermelho

Que palhaçada é esta?
 
A Operação Nariz Vermelho (ONV) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) oficialmente constituída no dia 4 de junho de 2002. O seu principal propósito é assegurar de forma contínua um programa de intervenção dentro dos serviços pediátricos dos hospitais portugueses, através da visita de palhaços profissionais.
 
Neste momento a ONV garante visitas semanais, durante 42 semanas por ano, aos 14 hospitais abrangidos pelo programa, em Lisboa, Porto, Coimbra e Braga, visitando anualmente mais de 40 000 crianças  A equipa de artistas é constituída por 22 Doutores Palhaços e nos bastidores trabalham 11 profissionais e apesar de estarmos a falar de números é importante não esquecer que cada uma das crianças visitadas tem um nome e uma história.
 
1 olhar de cada vez. 1 coração de cada vez. 1 sorriso de cada vez.
 
Uma equipa de profissionais a 100%
Os Doutores Palhaços têm formação especializada no meio hospitalar e trabalham em estreita colaboração com os profissionais de saúde, realizando atuações adaptadas a cada criança e a cada situação. É responsabilidade da associação treinar e manter a alta qualidade deste trabalho artístico especializado. A ONV oferece aos hospitais este serviço, financiando a sua missão através de donativos, particulares e empresariais, campanhas e merchandising.
 
Em 2005, a ONV foi distinguida com o prémio Serviços Sociais, atribuído pelo Hospital do Futuro, e com o Diploma de Reconhecimento de Mérito pela Ordem dos Médicos e, em 2009, recebeu pelas mãos da Assembleia da República o Prémio de "Direitos Humanos".
 
 
Consultas semanais dos Doutores Palhaços

Lisboa: Hospital Santa Maria | Hospital D. Estefânia | Hospital São Francisco Xavier | I.P.O. | Hospital Garcia de Orta | HPP/ Hospital Dr José de Almeida (Cascais) | Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão | Hospital Fernando Fonseca (Amadora Sintra)  | Hospital Santa Marta 
 
Porto: IPO do Porto | Hospital de São João | C.M.I.N. 
 
Coimbra: Hospital Pediátrico, Coimbra - CHUC
 
Braga: Hospital de Braga 
Organização
Secretariado